Palestrantes

Dr. Renato Rego Failace

É especialista em Hematologia e Patologia Clínica pela Associação Médica Brasileira. Foi Professor Titular de Hematologia da UFCSPA e Professor Adjunto de Medicina Interna da UFRGS. Tem 60 anos de atividade como médico, laboratorista e professor. É autor do livro “Hemograma: manual de interpretação”, que já está em sua sexta edição. 

 

Dr.ª Themis Reverbel da Silveira

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, residência médica e Mestrado em Gastroenterologia e Doutorado (sanduíche UFRGS e King’s College Hospital, Inglaterra) em Genética. Fez vários estágios de aperfeiçoamento em Hepatologia no exterior, como na França (Hospital Kremlin-Bicêtre/Paris) e no Canadá (Hospital Sick-Children/Toronto). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisas de Pós-graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e implementou o Centro de Pesquisas do mesmo hospital. Coordenou o primeiro centro de Transplante Hepático especializado para crianças do sul do país, no HCPA. É professora dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e de Ciências em Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da UFRGS. É também Diretora Médica do Hospital da Criança Santo Antônio. É membro de várias Sociedades Científicas nacionais e internacionais, vice-presidente do Conselho Superior da FAPERGS e líder do Grupo de Pesquisa em Hepatologia e Gastroenterologia da UFRGS. Atualmente orienta e desenvolve intensa atividade de pesquisa básica no Laboratório Experimental de Hepatologia e Gastroenterologia do HCPA.

 

Dr. Luiz Carlos Bodanese

Possui graduação em Medicina pela PUCRS, especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira, Mestrado em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e Doutorado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e pelo Baylor College of Medicine (Houston, Texas). Realizou um fellow no American College of Cardiology. Atuou como Diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, como Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS e como Coordenador do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS. Atualmente é professor titular do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS, professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS, Conselheiro do CREMERS, Avaliador do Programa de Avaliação Superior do INEP, pesquisador do Ministério da Saúde e da FAPERGS e líder no Grupo de Pesquisa “Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares”. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Fatores de Risco para Hipertensão Arterial, Fatores de Risco para Doença Coronariana, Fatores de Risco para Cirurgia Cardiovascular, Fatores Genéticos nas Doenças Cardiovasculares, Fatores de Risco, Diagnóstico e Prognóstico da Insuficiência Cardíaca e Terapia Celular. 

 

Dr. Hamilton Petry de Souza

Possui graduação em Medicina pela FFFCMPA (atual UFCSPA), especialização em Cirurgia Geral pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e em Medicina do Trabalho pela PUCRS, residência médica em Clínica Cirúrgica pelo Hospital de Clínicas Dr. Lazzorotto e Doutorado em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou um fellow no American College of Surgeons. Atualmente é médico Cirurgião do Hospital de Pronto Socorro Municipal de Porto Alegre, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da PUCRS, Cirurgião Geral do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social e revisor de periódico da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. É também membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado  e membro da Surgical Infection Society.

 

Dr.ª Maria Helena da Silva Pitombeira Rigatto

Possui graduação em Medicina pela PUCRS, residência médica em Medicina Interna pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Infectologia pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela UFRGS. É professora do departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS e médica Infectologista do Hospital São Lucas da PUCRS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

Dr. Tiago Bortolini

Possui graduação em Medicina pela UFRGS e especialização em Cirurgia Geral  e em Urologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É Mestrando em Ciências Cirúrgicas pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Realizou um fellowship em urologia feminina, disfunções miccionais e urodinâmica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É urologista assistente e preceptor do Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Nossa Senhora das Graças (Canoas-RS).  É médico urologista do Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre-RS) e do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre.

 

Dr. Francisco José Veríssimo Veronese

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, Mestrado em Nefrologia pela UFRGS e Doutorado em Ciências Médicas também pela UFRGS. Realizou Pós-Doutorado na Harvard University (Boston, Massachusetts), atuando como Fellow in Renal Pathology and Immunopathology. É Professor Associado do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS e Médico Assistente do Serviço de Nefrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Glomerulopatias do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: nefrologia clínica, glomerulopatias e imunopatologia renal. 

 

Dr.ª Renata Gomes Londero

Possui graduação em Medicina pela UFCSPA e residência médica em Neurologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Realizou um curso de capacitação em Eletroencefalografia e Epileptologia no Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Possui título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia e Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela UFRGS. Atualmente é responsável pelos ambulatórios de cefaleia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Nossa Senha da Conceição. É também membro do Centro de Cefaleia do Hospital Moinhos de Vento. É membro da Academia Brasileira de Neurologia e das Sociedades Brasileira e Internacional de Cefaleia.

 

Dr. Claiton Viegas Brenol

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, residência médica em Reumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. É chefe do Serviço de Reumatologia do HCPA e Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. Também coordena o ambulatório de artrite reumatoide do Serviço de Reumatologia do HCPA e o Serviço de Reumatologia do Hospital Mãe de Deus. É membro da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, responsável técnico pelo Centro de Referência de Artrite Reumatóide no HCPA através de convênio institucional com a Secretaria Estadual da Saúde do RS, colaborador do Serviço de Reumatologia do Hospital Ernesto Dornelles e consultor de protocolos clínicos e terapêuticos do Ministério da Saúde do Brasil. Tem atuado na área acadêmica e pesquisa clínica, com ênfase em Reumatologia, principalmente nos seguintes temas: artrite reumatoide, artrite experimental, lúpus eritematoso sistêmico, artrite idiopática juvenil e polimorfismos relacionados às doenças reumatológicas. 

 

Dr. José da Silva Moreira

Possui graduação em Medicina pela UFRGS, Mestrado e Doutorado em Ciências Pneumológicas pela UFRGS e especialização em Bioquímica também pela UFRGS. Atualmente é professor associado da UFRGS, professor permanente do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Pneumológicas da UFRGS e médico clínico do Serviço de Doenças Pulmonares do Pavilhão Pereira Filho do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É membro da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul e da  Academia Sul Riograndense de Medicina. Tem ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasias pulmonares, doenças obstrutivas pulmonares, epidemiologia na área médica, fibrose pulmonar, infecções respiratórias e doenças ocupacionais. 

 

Dr.ª Themis Zelmanovitz

Possui graduação em Medicina pela PUCRS, Mestrado em Ciências Médicas pela UFRGS e Doutorado em Endocrinologia pela UFRGS. É especialista em Endocrinologia e Clínica Médica. É Professora Adjunta do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologia da UFRGS. É também líder do “Grupo de Nutrição em Endocrinologia” (CNPq), pesquisadora do Grupo “Complicações Crônicas do Diabete e Estratégias de Tratamento do Diabete”, membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFRGS e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Nutrição Aplicada à Saúde e à Doença, Nefropatia Diabética e Complicações Associadas e Métodos Diagnósticos em Diabetes. 

 

Dr. Luis Carlos Moreira Antunes

Possui graduação em Medicina pela UFSM, residência médica em Cancerologia pela UFSM e Mestrado em Gastroenterologia e Hepatologia pela UFRGS. Está realizando Doutorado em Medicina: Ciências Médicas na UFRGS. Atualmente é responsável técnico do Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria, onde atua como Coordenador do Programa de Residência Médica em Cancerologia, responsável técnico e investigador do Centro de Pesquisa da Clínica Viver (Santa Maria-RS), e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais, do Grupo Brasileiro de Melanoma, da American Society of Clinical Oncology e da American Association for Cancer Research. 

 

Dr. João Luiz de Souza Hopf

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, residência médica em Clínica Médica pelo Grupo Hospitalar Conceição e em Terapia Intensiva pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, de São Paulo. Atualmente é médico da UTI do Pavilhão Pereira Filho do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e médico do Serviço de Cuidados Paliativos deste mesmo Hospital. 

Informações: organizacaosam@gmail.com

Divulgue e gerencie online cursos e eventos